domingo, 29 de março de 2015

Decoração Sustentavel: Portas Antigas

Uma das coisas que temos que fazer para viver melhor é reduzir o impacto de nossa sociedade consumista sobre o meio ambiente. Para tal, é preciso reduzir a quantidade de lixo que jogamos fora.
Além da adoção da separação do lixo, tem outras coisas que podem ser feitas. Uma delas é reaproveitar aquilo que de outra forma iríamos descartar, buscando uma nova utilidade para as coisas.
A reciclagem é o reaproveitamento de algo para a mesma função.A proposta aqui é encontrar uma nova função para um objeto que normalmente já viu o fim de sua vida útil.
 Que tal aproveitar aquela porta velha e fazer uma charmosa mesa de centro, utilizando ate mesmo os batentes para os pes?

Nesse modelo. a porta foi cortada ao meio e virou uma estante de canto, onde foi aplicada uma pintura provençal para ficar com cara de antiguinha.

A divisoria original foi feita com partes de portas unidas por dobradiças e depois realçada com camadas de pintura envelhecida e letras,dando esse aspecto cool e despojado,que fica bem moderno.

O painel de recados teve pintura envelhecida e ganhou pintura magnetica nas almofadas, para que pudesse fizar recados com imãs.



Quando, na vida, uma porta se fecha para nós, há sempre outra que nos abre”.

sábado, 28 de março de 2015

Usando Preto e Pink

Para quem esta procurando uma decoração personalizada pode escolher a combinação inusitada de preto e pink, que remete ao estilo parisiense e vem conquistando pessoas de personalidade forte e estilo marcante.
A pintura lisa e valorizada pela escolha da cor e num ambiente mais escuro pode ser usada como destaque para uma peça.

Na cozinha pode ser usada em fogoes,geladeiras e outros detalhes vintage,que ficarão mais charmosos com esta roupagem atual.

A escrivaninha retrô ganha identidade pintada de preto e forrada por dentro com pink,valorizando mais o estilo francês da peça.

No quarto feminino fica jovial e ao mesmo tempo chique quando misturado com estampa do mesmo tom.

Detalhes ficam destacados em tons como o rosa e podem ser usando nos moveis de linhas mais retas.

Estampas de bolas dão visual gracioso e deixam ate o canto de estudo mais agradavel.

Uma estante moderna pode ser repaginada com nova pintura e detalhes em pink, que ficaram atraentes mesmo num quarto de bebê.


Aqui ,os armarios receberam pintura personalizada e ganharam identidade fazendo a loja ficar arrojada.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Tecnica da Folha de Ouro

A folheaçao a ouro parece uma tecnica dificil mas na realidade apenas requer uma dose de paciencia pois torna-se facil à medida em que for praticando. Serve para madeira dos moveis, detalhes de peças de madeira ou outros materiais, como peças decorativas e arte sacra. J fiz inumeras restauraçoes para igrejas utilizando essa tecnica simples, mesmo para as peças maiores como estatuas de madeira.
 Utilizaremos os seguintes materiais:
Goma laca incolor

Purpurina cor ouro velho para retoques mínimos.

Verniz mordente
Folhas de ouro
Solvente
Álcool
Pincel largo e macio
Betume da judeia
1 - Prepare o betume dissolvido em pouco solvente e passe em partes pequenas da peça. Antes que seque vá passando o pó grafite em movimentos circulares com o dedo em cima onde aplicou o betume. Você verá que o grafite vai abrindo o brilho na medida em que você aplica.

2 – Faça isto em toda a peça. Deixe secar.


3 – A seguir, dê uma passada de verniz mordente, só nas regiões que você quer o ouro. Aguarde o ponto de  grude, e comece a folheação, usando um pincel macio para alisar.


4 – Após ver que tudo está seco, remova o excesso do ouro com um pincel limpo, seco e macio.

5 – Passe uma vez, em cima do ouro, goma laca incolor para impermeabilizar, para que o ouro fique com a cor original que você fez. Este é o segredo para que a peça não escureça com o betume que virá após. Não deixe o betume muito pastoso, dilua com solvente. O ouro mais claro ficará melhor. Passe e retire suavemente.

Para cada material, seja em madeira, gesso ou resina as variações são muito pequenas.

Há outros tipos de folheações: com oxidação, em peças policromadas, em découpage e outras. Mas  esta é a básica. E a mais fácil.
Caso queira folhar toda a peça, o esquema é outro: cubra a peça toda com purpurina cor ouro velho dissolvida na goma laca – esta, compra-se pronta.


Depois entre com o verniz mordente, espere o ponto de grude, coloque as folhas e impermeabilize com uma de mão de goma laca incolor. Passe o betume e retire um pouco, suavemente. Qualquer falha, a pintura que estará por baixo garantirá a uniformidade. Ou se quiser um efeito desgastado, deixe com falhas (foto).


Este tipo de folheação pode ser aplicado em detalhes de móveis, peças em madeira, molduras, gessos, beiradas de vasos de cerâmica, resina, e outros materiais que aceitam bem.

E existem folhas de ouro que já são desenhadas. Dão um efeito bonito sobre mantos de santos.


fonte:http://taislc.blogspot.com.br/2010/09/folheacao-ouro-sobre-grafite.html

sexta-feira, 20 de março de 2015

Policromia Barroca

Há várias técnicas de pintura no estilo Barroco que podem ser aplicadas em móveis de vários estilos: a policromia texturizada, a policromia craquelada, a policromia mineira descascada e a policromia envelhecida com soda
Como a própria palavra policromia sugere, esta é uma pintura feita com várias cores, além da cor dourada. O efeito de envelhecimento dos móveis é feito com glase(que nada mais e que uma pintura bem diluida,aguada). Há várias técnicas que podem ser aplicadas em móveis de vários estilos. Temos a policromia americana, a policromia texturizada, a policromia craquelada, a policromia mineira descascada, a policromia envelhecida com soda, entre outras técnicas que darão efeitos de luz e sombra (típicos da arte Barroca) a seus móveis.


Policromia texturizada

“A policromia texturizada é uma técnica por si só muito interessante e sofisticada. Pode ser aplicada sozinha ou junto à pátina Barroca. Esta aparece sempre como detalhe em móveis”, afirma a professora Margaret Pires, do curso de pinturas decorativa para madeiras, elaborado pelo Centro de Produções Técnicas(CPT).

Materiais necessários: Tinta látex, massa acrílica, selador, tinta a óleo, betume, cera líquida, lixa e  trincha.




Procedimentos:
1. Coloque 20% de tinta látex na massa acrílica e misture bem;
2. Em seguida, aplique esta mistura na superfície já preparada com fundo nivelador, usando uma trincha sempre no mesmo sentido, como se estivesse pintando. O efeito obtido, com a aplicação desta mistura de massa e tinta, é bem rústico;
3. Aguarde secar cerca de doze horas;
4. O próximo passo é passar duas demãos de tinta látex branca;
5. Aguarde secar por quatro horas;
6. Em seguida, aplique o betume diluído em 20% de querosene;
7. Aguarde secar mais doze horas e remova o excesso de betume com esponja de aço ou lixa fina;
8. Na sequência, aplique a tinta a óleo, na cor preferida, esfregando com estopa;
9. Deixe secar por quarenta e oito horas e impermeabilize com cera líquida;
10. Em todas as técnicas de policromia, pode-se fazer o estêncil ou pintar o bauernmalerei(pintura floral alemã) para decorar a pintura.


Policromia craquelada

policromia craquelada é uma técnica que simula o aspecto de pintura quebrada e desgastada pelo tempo. Ela é multicolorida e pode ser usada em móveis de estilos mais torneados ou de linhas mais simples.

Materiais necessários: Fundo nivelador, tinta látex, tinta acrílica ou tingidor de madeira, tinta a óleo, água, cera líquida, estopa, secador de cabelo, trincha de duas polegadas, verniz copal ou marítimo e querosene.

Procedimentos:
1. O primeiro passo é escurecer a madeira com tingidor de madeira ou tinta acrílica;
2. Com uma esponja, passe a tinta sempre respeitando o sentido dos veios da madeira;
3. Aguarde secagem completa por duas horas;
4. Passe o verniz por cima da tinta já seca;
5. Aguarde puxar um pouco, em torno de cinco minutos;
6. Coloque 10 % de água na tinta látex ;
7. Em seguida, passe-a sobre o verniz com trincha;
8. Seque com secador de cabelo para acelerar o craquelado e formar as rachaduras;
9. Observe o efeito que ocorre. Quando começa a secar, a pintura vai se quebrando surgindo o efeito craquelado tão interessante;
10. Aguarde secar por quatro horas;
11. O próximo passo é aplicar o glase, que será preparado com uma mistura de tinta a óleo com um pouquinho de querosene e tinta a óleo. Só mesmo para diluir e não ficar pastosa;
12. A seguir, vá tingindo o craquelado nas cores que você preparou;
13. Após secar durante quarenta e oito horas, passe cera líquida incolor.

Policromia italiana

policromia italiana lembra o estilo Barroco, pois trabalhamos com cores fortes como o vermelho, o azul e o dourado. Ela pode ser aplicada em móveis torneados e em móveis de estilo mais linear.

Materiais necessários: Fundo nivelador ou selador, tinta látex vermelha ou vinho, tinta látex azul, purpurina, goma laca, trincha, pincel fino e fita crepe.

Procedimentos:
1. Na superfície já preparada, passe uma camada de fundo branco nivelador;
2. Em seguida, passe duas demãos de tinta vermelha ou vinho;
3. Você pode usar a cor que quiser, mas estas são as cores tradicionais da policromia italiana;
4. Aguarde secar por quatro horas entre as demãos;
5. Após a pintura estar completamente seca, molhe na tinta azul um pincel limpo e seco e pincele de leve;
6. Aguarde secagem ao toque e, em seguida, molhe o pincel na purpurina dourada
7. Retire o excesso e dê pinceladas de leve;
8. Leve para secar por duas horas;
9. Impermeabilize com cera líquida incolor.


Policromia mineira descascada

policromia mineira descascada é muito usada no artesanato de Minas Gerais e também para decorar fazendas e restaurantes no estilo mineiro. Ela pode ser aplicada em móveis simples e rústicos, dando um ar sofisticado aos móveis.

Materiais necessários: Tinta látex nas cores desejadas, trincha de duas polegadas, faca ou espátula, parafina ou vela, betume, cera pastosa e ferro para esquentar a parafina.

Procedimentos:
1. Para fazer a pátina mineira, não é preciso passar o fundo nivelador;
2. Nesta técnica, usaremos o látex amarelo, o vermelho, o verde água e o azul, aplicados diretamente na madeira;
3. Misture o pigmento ao látex branco até obter um tom pastel. Se quiser, use tintas já compradas coloridas pelo sistema self color;
4. Preparadas as tintas, vamos aplicar a parafina. Esquente-a no ferro. Se quiser, pode esquentá-la na chama do fogão;
5. Aplique a parafina em alguns pontos da superfície;
6. Onde for passada a parafina, não vai pegar a tinta;
7. Em seguida, pinte a peça com uma das cores escolhidas;
8. Aguarde secagem de quatro horas e raspe, com espátula, a pintura onde há parafina para conseguir o efeito descascado;
9. Limpe com tecido macio;
10. Aplique outra vez a parafina em outros pontos da superfície;
11. Em seguida, passe uma demão de outra cor;
12. Aguarde secar e raspe até descascar;
13. Repita este procedimento com todas cores, sobrepondo-as até conseguir o efeito policrômico e descascado, típico da policromia mineira;
14. Após a última aplicação, envelhecer com cera e betume.


Policromia envelhecida com soda

policromia envelhecida com soda valoriza muito a madeira e pode ser aplicada em móveis, janelas e portas, enfim, onde você queira dar um aspecto envelhecido. Esta técnica, aplicada na madeira virgem, permite obter um efeito de envelhecimento natural. No entanto, é preciso usar óculos de segurança e luvas, pois a soda cáustica é altamente corrosiva.

Materiais necessários: Soda cáustica diluída em 30% de água, anilina nas cores desejadas, álcool comum, trincha, tecido macio ou rolo de lã, cera pastosa e estopa.

Procedimentos:

1. Prepare o material, dissolvendo, aos poucos, a soda com água;
2. Em seguida, dissolva as anilinas em água quente ou em álcool;3. Usando uma trincha, aplique na madeira alternando as cores, deixando alguns pontos sem cor;
4. Aplique a anilina seguindo sempre os veios da madeira;
5. Use vários tons para obter um efeito interessante. Ás vezes, um tom encosta no outro e dá um tom diferente. Observe que surge um tom de verde;
6. Em seguida, vamos aplicar a soda já dissolvida em água. Tome muito cuidado ao lidar com a soda;
7. Com um tecido velho de malha, bem macio, amarrado em um pedaço de pau, ao qual os pintores dão o nome de boneca, vá aplicando a soda bem devagar;
8. Espere queimar e volte ao mesmo lugar;
9. As cores vão se misturando pela ação da soda. Observe que a madeira vai oxidando e queimando;
10. Onde você quiser deixar cor ou achar que está bonito, não passe a soda;
11. Vá pincelando devagar. O efeito é imprevisível, porém sempre surpreendente;
12. Deixe a peça secar. Enquanto seca, a soda continua o processo de queima. Depois de bem seca, aplique cera pastosa.




Por Andréa Oliveira.

fonte:http://www.cpt.com.br/cursos-pinturas-especiais/artigos/policromias-barrocas-tecnicas-de-envelhecimento-dao-estilo-aos-moveis

quarta-feira, 18 de março de 2015

O Estilo Bohemian Chic

O que é o estilo de decoração Bohemian Chic?

Estilo Boho  chique, também chamado de estilo Bohemian , vem dos artistas urbanos inspirados por diferentes culturas como a Asiática, Africana e da América do Sul , que se combinam para criar espaços originais e marcantes. Muitos associam este estilo peculiar com um espírito aberto e apaixonado , onde elementos de diferentes culturas se misturam com sucesso. E talvez seja um pouco difícil de definir com precisão qual é o estilo boho chique, ja que
 a sua diferenciação é baseada principalmente em impressões visuais.

Talvez uma das definições  seja entender esse estilo como uma mistura de elementos boêmio e hippie com base no uso de grande variedade de cores e padrões dos mais variados. São usados ​​quase todos os tons, mas alguns sao  mais populares como vermelho, laranja, azul, marrom ou cinza. É definitivamente um estilo que oferece grandes possibilidades que podem ajudar a criar espaços de uma forma muito pessoal.

Um dos elementos mais utilizados no estilo boho chique são, sem dúvida, os têxteis. Tao usado que  as portas são geralmente substituídos por cortinas e móveis e paredes também podem ser estofados. Neste estilo não faltam todos os tipos de estampas, inspiradas em culturas como árabe, indiana, Africano ... que são utilizados em travesseiros,almofadas, 
mantas, tapetes e até mesmo tecidos expostos nas paredes como pinturas. Outro dos elementos mais utilizados são as plantas, que surgem penduradas no teto e nos móveis , em grande quantidade.

Eles também são amplamente utilizados os travesseiros e almofadas que servem também como assentos inspirados em tradições árabes, podendo ser muito conveniente e confortável. Neste estilo almofadas tem sua importância máxima,  também são amplamente utilizados  para preencher cantos. Certamente, você está colocando mobiliário deve ser clássico ou barroco , especialmente você deve escolher aqueles que podem contribuir curvas e detalhes originais decorativos.

Além disso , objetos comprados em viagens como esculturas, cerâmica ou placas, fotos acrescentam um despojamento . Também se encaixa algum detalhe para proporcionar certa elegância e luxo. Nesse sentido,ajuda a a introdução de tecidos aveludados vermelhos ou cores  como roxo, um espelho,peças metálicas, vidros ou cristais.
Escolha a peça principal, e faça o resto ir em progressão e coerente com ela, ou seja, tomando como exemplo o tapete , e nenhuma outra peça pode competir com sua intensidade ou colorido, mas apoiando progressivamente com cores e texturas. 

mais desse estilo:http://www.buzzfeed.com/peggy/bohemian-homes-youd-love-to-chill-out-in?sub=2303673_1249531#.dtzRkAEKB

domingo, 15 de março de 2015

Patina Azul

Pátina Envelhecida - esta técnica se presta bem à aplicação em oratórios, imagens sacras – em gesso ou madeira – assim como em moveis, molduras de quadros, porta-retratos e uma grande variedade de objetos de decoração, como pés de abajures, arcas, mesinhas, etc…
Deve ser usada em tom sobre tom para conseguir um resultado de muito efeito e categoria.
Porém a técnica permite as mais variadas combinações de cores e tons.
Esta Técnica utiliza como ferramenta principal a palha de aço ou bombril.
Quanto mais fina for a “boneca” de palha de aço, mas “requintado” será o acabamento.
Quanto mais grossa, mais rústico será.
Enrola-se nas palmas das mãos o bombril até conseguir fazer uma bolinha.
Faça várias bolinhas mais ou menos do mesmo tamanho e com a mesma quantidade de material.
Não há a necessidade de se enrolar com força.
Quanto menor a pressão, mais os fios soltos se encaixam e entram para o interior da “boneca”.
Devem ser feitas tantas “bonecas” quantas forem necessárias para a conclusão do serviço, uma vez que a tinta deve estar ainda recente e molhada para se riscar a peça ou a superfície. 
  •  Materiais:
  • Peça a ser texturizada
  • Tinta branco neve diluída conforme recomendação do fabricante, preparada com corantes .
  • Corantes azul rei, amarelo, ocre e preto (ou aqueles a gosto)
  • Palha de aço ou bombril
  • Cera incolor em pasta
  • Betume diluído com aguarrás
  • 2 (dois) pincéis, um para cada cor de tinta, ou se preferir, 1 único pincel bem lavado após a utilização com uma cor.
  • Estopa ou pedaços de malha
  • Flanela (opcional)
Obs: Deixe “à mão” e prontos os materiais que serão utilizados, uma vez que esta técnica requer que se aplique a ferramenta com a tinta recém-pintada e ainda molhada !

Limpar a superfície a ser texturizada
Preparar a tinta que servirá de fundo para a superfície já pronta e pintada de branco.
Esta técnica fica com excelente finalização com fundo bege e acabamento em azul, conforme poderá ser visto nas fotos que virão a seguir.
A cor bege foi obtida pela mistura dos corantes ocre, preto e amarelo, em proporções pequenas de preto ( uma ou duas gotas para “fechar” o ocre e o amarelo).

Pintar a peça com pincel ou rolo.
Em qualquer técnica, a aplicação da tinta deverá ser no sentido dos “veios” da madeira.
Espere secar completamente.
Em peças de madeira, sempre arranhar com palha de aço no sentido dos “veios” , nunca transversal ou perpendicularmente.

Com a cera incolor em pasta, aplicar uma primeira demão com uma estopa ou pano de algodão e esperar secar por uns 15 minutos .
Com um pedaço de estopa limpa, pano de malha de algodão ou flanela, (verifique se a peça já esta bem seca para não remover a tinta bege), lustrar com o cuidado .
Passar cera incolor novamente, repetindo por mais duas vezes, encerando-se a superfície num total de 3 vezes.

 Preparar a tinta cor azul, em tonalidade forte, (colonial) e passar na peça após o último lustre.


Espere secar.
Após secagem completa, com um pedaço de estopa ou malha de algodão, passar cera novamente na peça (desta vez, uma demão somente).
Lustrar a peça com estopa ou flanela limpa, espere secar por meia hora.

Prepare o betume diluído em aguarrás, as bonecas de bombril ou palha de aço fina e passe uma demão do betume em toda a peça ou superfície.
O betume suja muito as mãos é melhor usar luvas plásticas ou cirúrgicas.Com a “boneca” de bombril, passar na peça, arranhando-a num único sentido e fazendo os riscos paralelos entre si.
Se preferir, passar, às vezes, um pouco inclinado, como na foto acima, dando aparência de peça mais envelhecida e usada ao longo do tempo.
As riscas paralelas dão uma aparência menos natural, porém igualmente de excelente acabamento .

Poderá surgir na peça um esverdeado, resultado da mistura do betume com o azul e o bege, o que dá um bonito efeito na peça .
Deixar secar bem a peça, de preferência de um dia para outro.
Encerar e lustrar.
A peça poderá ser envernizada com verniz fosco ou brilhante, ao invés de encerar.
Esta técnica pode ter muitas variações desde as cores aos riscos e acabamentos.
Tudo dependerá de gosto e um pouco de prática.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Decoraçao Vintage

Decoração Estilo Vintage usa itens do passado para criar um olhar quente, nostálgico. O estilo vintage de hoje não é apenas um olhar , com antiguidades e tecido de chita.Vintage está agora combinada com escolhas mais modernas para um look leve, mas cheio de charme e história do passado. Aqui estão grandes idéias e inspiração para como criar estilo vintage na decoração da sua casa.
Para você que e tradicional, aqui estão alguns grandes exemplos de quartos que vao levá-lo de volta no tempo. Você pode recriar esse look com parcimônia ,escolha  acabamentos pintados sem dificuldades, exibindo coleções, usando tecidos românticos, e um monte de branco. E um lustre ou dois não faria mal! Acessórios são fundamentais. Tente fazer uma visita semanal a seus antiquários locais para procurar peças vintage, como chaves do projeto, como moveis,postais antigos e lembranças do passado. 
Este comodo usa mesas rústicas estilo vintage  ,pufes estampados, moveis em ferro retro, armario e luminária,tudo bem confortavel e quente.


Esta sala de estar está cheia de móveis velhos e tecidos vintage, mas traz o olhar atualizado pela adição de mais cadeiras de jantar modernas e luz pendente. Amo o vermelho vibrante nesta sala.Então experimente decoração estilo vintage ... é uma grande dica para decoradores de bricolage e pouco orçamento  ... pintura (e brechós ) são seus aliados!

fonte:
http://www.thebudgetdecorator.com/vintage-style-decorating-how-to/